A principal conselheira econômica do presidente norte-americano, Barack Obama, Christina Romer, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (5), em um momento em que a Casa Branca luta para manter a recuperação econômica antes das eleições parlamentares de novembro.
Romer era chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca - que já foi presidido, entre outros, pelo atual presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke. Em um comunicado, ela disse que trabalhar na Casa Branca foi a “honra de uma vida” e que deixará o cargo em 3 de setembro para voltar a dar aulas na Universidade da Califórnia.
- A oportunidade de ajudar a dar forma à política econômica nos últimos 20 meses, e de trabalhar com outros membros da equipe econômica e com meus colegas do conselho, será uma da qual sempre vou lembrar.
Obama disse que Romer há muito tempo já dizia que queria voltar à Califórnia. Ele disse em uma nota que ela ofereceu um “serviço extraordinário a mim e ao país durante o tempo da crise econômica e da recuperação”.
- Os desafios que encaramos exigiram mais de Christy do que de qualquer um de seus predecessores, e eu dei grande valor a suas habilidades, compromisso e sábios conselhos.
A saída dela marca a segunda grande mudança no time econômico de Obama, já que Peter Orszag também já deixou o cargo de diretor orçamentário da Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário